Dia 23/abril é dia de São Jorge e aniversário de Pixinguinha. Dia de santo guerreiro e de grande compositor brasileiro não pode ficar sem comemoração ou pelo menos alguma oração.
"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo"
Então?! Todo mundo conhece ao menos um trecho dessa oração graças a Jorge Ben Jor, que lançou a música "Jorge da Capadócia" no disco Solta o Pavão, em 1975. A música foi relançada no CD Acústico MTV Admiral Jorge, em 2002. Em "África Brasil" de 1976, tbém. tem a música a " A História de Jorge". E em 89, mais uma homenagem ao santo lançando "Cowboy Jorge".
A presença do santo é tão forte, que já rendeu até um CD maravilhoso que se chama Coisa de Jorge, gravado ao vivo na praia de Copacabana onde Jorge Aragão, Jorge Vercilo, Jorge Ben Jor, Jorge Mautner e "Jorge Gilberto Gil" (em participação especial) não pouparam esforços pra render as homenagens ao santo guerreiro. Acho que foi em 2007...
Caetano também já bateu a cabeça pro santo. Lançou em 1979 no disco "Cinema Transcedental" fazendo em poesia às graças da "Lua de São Jorge" que Brilha nos altares, Brilha nos lugares
Onde estou e vou.
E Ruy Maurity, fez o "Casamento de São Jorge" no disco "Natureza" em 1980.
Djavan também chamou o santo em "Coisa de acender", em 92. Pediu emprestado o dragão pra conquistar alguém, mas pelo jeito foi mais fácil aprender japonês em braile...
E claro que Zeca Pagodinho, discípulo fiel de São Jorge, também fez uma bela homenagem ao seu santo de coração em seu último disco, "Uma Prova de Amor", gravando a música "Ogum".
Aliás, nesse imenso Brasil, terra de todos os santos e todas as fés Dia de São Jorge é também dia de Ogum. Ou seria o contrário? Fica a dúvida por conta do sincretismo. Mas o que importa é que a gente tenha fé, como bem diz Jorge Vercílio, na letra da música "Lider do Templários":
todo imaginário tem valor
E pode transformar esse cenário
A mente criadora é um dom maior
Naqueles que são revolucionários
Salve Ogum considerado o primeiro dos orixás a descer do céu para Terra após a criação, visando uma futura vida humana. Orixá guerreiro e corajos, que não descansa enquanto não consquista aquilo que tanto deseja. Talvez por isso, nessa boa terra brasileira este Orixá e São Jorge sejam tão venerados e queridos - parecem muito próximos da nossa trajetória de vida.
E pra quem quiser homenagear Jorge aqui em terras curitibanas, nesta sexta - dia 24/abril tem Samba Rock Sport Club, no Joker's Pub Café às 22 horas, apresentando as canções de uma das fases mais inspiradas da carreira de Jorge Ben: a chamada Trilogia Mística, da qual fazem parte os álbuns Tábua de Esmeralda (1974), Solta o Pavão (1975) e África Brasil (1976).Trata-se do projeto Jorge 23 - vamos dançar, vamos bater o santo nesta sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário