terça-feira, 14 de abril de 2009

O mágico que contava boas histórias

Célio Amino é uma grande figura, ilusionista profissional e super-centrado na sua arte, organizado. Trouxe um espetáculo para a Casa Vermelha que transbordava boas histórias, risadas simples de crianças e pessoas que assistiram muito "Além da Mágica".

Em detalhes ele nos conta a história um mágico do Japão, enquanto seus truques vão ilustrando em verdade uma filosofia: "A mágica é apenas um pálido reflexo do mistério da existência". A lógica está presente a todo instante, mas a atenção se prende no que é mágico. E aprendemos muito do elemento mais singelo que nos move - viver em paz!

Este espetáculo me fez voltar a leitura de "A Imaginação", de Sartre que nos diz que o ato de imaginar... é um ato mágico. Célio Amino faz em cena um elegante e discreto exercíco de
encantamento destinada a fazer aparecer o objeto pensado, a coisa desejada... Há sempre, nesse ato, algo de infantil, mas também algo de imperioso, pois nos impulsiona a pensar que de fato a imaginação é uma hóspede indiscreta das nossas razões e verdades.

A foto aqui é de Camila Ferraz, que clicou outros espetáculos. Vejam lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário