quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Eu nasci com os Mutantes. Ainda bem!



Sim, sim, sim!!! Tudo começou no mesmo ano, lá vinham Arnaldo Baptista no baixo, Rita Lee no vocal e Sérgio Dias, fazendo barulho na guitarra e baixo. Parei pra sondar o que aconteceu naquele ano, já bem importante só pela minha simpática presença neste planeta. rs Mas houveram muitas coisas que merecem ser lembradas.
A Copa na Inglaterra, Sidney Poitier saindo nas grandes telas do cinema  com "Ao mestre com carinho". O ùltimo concerto dos Beatles, que aconteceu de surpresa num telhado em São Francisco, comprovando que flash mob não é novidade alguma. O mundo andava mesmo num giro nervoso, com muitas possibilidades, enormes diferenças e algumas loucuras que reviraram valores.

Por aqui, em terras tropicais tudo um caos. O carnaval no Rio de Janeiro quase não sai, por conta das enchentes que provocaram desabamento de casas e mortes em várias favelas e pelos confrontos policiais, sequestros políticos e resistência à ditadura que já tomavam as ruas. Mesmo assim a Portela venceu a passarela do samba com Memórias de um sargento de Mílícias. Vejam só... "Era no tempo do rei.." assim começa esse samba enredo, escrito pelo jovem compositor Paulo César Faria, conhecido pelos amigos como Paulinho da Viola, o primeiro e único samba desse grande mestre da música brasileira que a Portela levou para a avenida. E ganhou! 
O samba se insipirou na boa literatura. Memórias é um romance de Manuel Antônio de Almeida que traz uma narrrativa inusitada, cheia de galhofas, de conversas vivas e personagens extraídos do povo. Uma  história tão boa  que  fez a literatura ganhar quadrinhos pra encantar as Escolas . Quem saberá dizer quantas coincidências reinavam por aí?

No outro lado do mundo, a tradição de ano perigoso impera - ano de Cavalo de Fogo. Duvida? Pois saiba que ninguém levou o Prêmio Nobel da Paz rapaz!!!...Na tradição chinesa, as mulheres nascidas nestes anos de cavalo de fogo _ que só ocorrem a cada 60 anos _ eram assassinadas, pois temia-se suas reviravoltas e malefícios na família e no país. Pelos caminhos da Índia, Indira Gandhi foi eleita Primeira-Ministra. A primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano gente! Muitas mudanças pra um mundo oriental né...
Mutantes são tempos tumultuados, de mudanças drásticas, de reviravoltas sem voltas. Um tempo onde o samba, a poesia e o novo cinema buscavam alguma sincronia. _ tempo de conflitos culturais por aqui. Tempos de novos políticos, que hoje, são velhos problemas, patológicos em senados, ministérios e reinados.
Maria Bethania fazia sucesso cantando Carcará, Jair Rodrigues em Disparada nos festivais de música popular.



O marechal-presidente Castello Branco descontava num jogo duro, fechando o Congresso Nacional.. Afff Maria! E pra fechar o ano bem, José Sarney fora eleito governador do Maranhão... Tá bom pra vc? Duvida??!. Então vá de Glauber Rocha em, Maranhão 66. Agora mesmo, li uma matéria no site da BBC onde um estudo britânico e chinês sugere que todo os humanos são mutantes. Quando se contam as muitas mutações genéticas no DNA, se espera saber quantas coincidências reinam por ai.... as minhas, no reino mutante são muitas. Ainda bem! rs
Pronto! Agora, alguém aí sabe em que ano estamos mesmo?!  rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário