sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

E o Carnaval?

Tempo de festa na rua pelo Brasil inteiro - é carnaval! Esse espetáculo que apresenta a alegria do povo brasileiro e se apresenta de qualquer jeito, em qualquer lugar alguma folia. Seja na rua, no clube, desfilando numa grande Escola ou bloco é o nosso ritmo que toma as ruas e avenidas.
Há quem prefira fazer do Carnaval um tempo de descanso - aliás bem merecido pra um povo que também muito trabalha.
Ainda bem que esse Brasil abarca muitos gostos, inclusive pra pessoas que aproveitam pra recolhimento, reflexão, oração. Mas mesmo os mais fervorosos, católicos ou evangélicos não ignoram o Carnaval - fortalecem-se na sua fé. Ainda bem, porque alguém precisa ficar na oração, projetando bons presságios e negociando com o céu algum perdão para o que se faz aqui na Terra.

Pra quem não quer ficar só na janela, esperando a banda passar, uma grande sugestão pra cair na folia aqui no Paraná é o Carnaval em Antonina.


Pra conhecer a programação e os sambas-enredo das escolas conheça o bacucucomfarinha




Claro que Florianópolis também apronta muita nesta festa popular. Blocos, escandalosas que deixam qualquer mulher encolhida diante da produção.


Outro lugar bem legal pra curtir carnaval sem muita produção, é a praia da Redinha, em Natal no Rio Grande do Norte. Lama e caos - Chico Science teria adorado.
Lá está uma das mais belas vistas que se pode ter do Rio Potengi. Num discreto e velho mercado se encontra algumas lojinhas de artesanato e pequenos restaurantes, armados sobre um balcão de peixe, servindo ginga com tapioca. Claro que isso bem acompanhado por algumas cervejas geladas a preços honestos!


Mas pra quem tem boas pernas e adora muita gente espremida num só ritmo, então a dica é partir pra Olinda, ó Olinda!!! O cheiro de gente em festa impregna, toma o corpo e a alma. Imperdível amanhecer na Rua do Amparo. Jesus me abane.....!!!!!!









Acho que até o Papa cairia na folia se conhecesse Olinda, Antonina ou a Redinha, de Natal.

Lugares pitorescos, distantes geograficamente, com tradições e ritmos tão distintos... mas vivas, exuberantes, alegres diante de uma festa de proporção continental. É Carnaval. Isso as torna próximas, comuns, parecidas. Lugares diferentes, mas que organizam uma festa simples, acolhedora pra qualquer bolso. A regra comum é apreciar a transgressão da linha.

Boa festa pra todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário